De onde viemos? O que somos? Para onde vamos?

Acervos FAU é o portal de disponibilização dos diversos acervos da FAUUSP, sejam os produzidos no âmbito de sua missão de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Arquitetura, Urbanismo e Design, sejam os oriundos de doações de escritórios e profissionais dedicados a essas mesmas áreas. O portal conta com as 43 coleções iconográficas da Biblioteca além das coleções de vídeos, fotos e material gráfico sob a guarda do Foto/Vídeo FAU e LPG.

Esse portal, muito esperado, foi concebido a partir do planejamento envolvendo um coletivo de servidores técnicos, docentes, bolsistas e pesquisadores, com o apoio da Direção da FAUUSP. Esse coletivo elegeu a plataforma Omeka para abrigar os dados e definiu o Dublin Core como padrão de registro dos dados, bem como os campos mínimos para a descrição dos itens dos diferentes acervos. Além disso, esse grupo vem pensando em ações futuras para manter o portal atrativo, atual e coerente com as outras ações da FAU.

Lançado em dezembro de 2019, neste mês de junho o Acervos FAU completou seis meses de existência. Nos últimos tempos, principalmente nestes meses em que estamos em teletrabalho por conta da pandemia da Covid-19, as atividades estiveram concentradas na inclusão de dados na plataforma.

Além disso, foi criada uma área de pesquisa no site para facilitar a busca dos itens disponibilizados no Portal e negociações com a Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica, a AGUIA USP, foram iniciadas para que o Portal Acervos tenha seu conteúdo ligado ao Portal de Busca Integrada da USP.

Como medidas para o futuro, visando agregar valor aos dados do Portal, seis projetos foram apresentados em atenção ao edital do Programa Unificado de Bolsas, o PUB 2020/2021, envolvendo as coleções: Branco e Preto Decorações e Artesanatos Ltda, Carlos Millan, David Libeskind, Escritório Técnico Ramos de Azevedo, Severo & Villares, Giancarlo Palanti, Jacques Pilon, Rino Levi, Waldemar Cordeiro, além de um temático envolvendo serviços assistenciais à saúde.

O portal segue em desenvolvimento. Continuamos trabalhando ativamente para apresentar ao nosso público um ponto de interação com nossos acervos por meio de disponibilização de dados, implementação de novos recursos de pesquisa, visando a construção de novos conhecimentos.

Colaborou:
Gisele Ferreira de Brito
14/07/2020